Você provavelmente deve ter ouvido falar nos últimos dias que a Disney perdeu o controle do distrito de Reedy Creek, onde ficam os parques. Se essa notícia te causou curiosidade mas você não conseguiu entender muito bem essa história toda, vamos explicar tudo agora.
Para começar, é importante entender o que é o distrito de Reedy Creek. O Reedy Creek Improvement District, que fica a sudoeste de Orlando, é um distrito de propósito especial criado em 1967 que dava à The Walt Disney Company controle governamental sobre a terra, que está dentro e ao redor de seus parques temáticos da Flórida.
Como na época a terra era um pasto desabitado, com o estabelecimento do distrito de propósito especial, a Disney assumiu a responsabilidade de fornecer serviços municipais como energia, água, estradas e proteção contra incêndio. Como benefício, ficou livre de lidar com burocracia legal ou pagar impostos por serviços que beneficiavam o público em geral. Com isso, a empresa ganhou a capacidade de se autogovernar e, em troca, a Flórida se tornou a base da Disney World e seus milhões de turistas.
Hoje, o distrito especial de Reedy Creek abrange cerca de 10.000 hectares nos condados de Orange e Osceola, incluindo quatro parques temáticos, dois parques aquáticos, um complexo esportivo, 280 km de rodovias, 107 km de vias navegáveis e as cidades de Bay Lake e Lake Buena Vista, diz seu site.
Porém, no ano passado, a Disney se posicionou contra um projeto de lei da Flórida, que restringe certas instruções em sala de aula sobre orientação sexual e identidade de gênero. Após esse atrito, o governo do estado apresentou a proposta de retirar o poder governamental especial da empresa. E, depois de discussões, a proposta foi aprovada pelo legislativo, apesar da insegurança sobre quem pagaria a dívida do contado.
Assim, no dia 27 de fevereiro foi assinado o projeto que altera o status de Reedy Creek e permite que o Governador Ron DeSantis substitua o conselho do distrito, que atualmente é formado, principalmente, por pessoas com vínculos com a Disney, por um corpo de cinco membros escolhidos por ele. Além disso, o projeto também renomeia Reedy Creek como Distrito de Supervisão do Turismo da Flórida Central, restringe seu uso de domínio eminente e remove poderes concedidos à Disney.
Em declaração à CNN, depois que o projeto foi aprovado, Jeff Vahle, presidente do Walt Disney World Resort, ressaltou que a empresa estava “pronta para trabalhar dentro dessa nova estrutura e continuar a inovar, inspirar e trazer alegria para os milhões de visitantes que vêm à Flórida para visitar o Walt Disney World todos os anos”.
Texto: Rebeca Janes – Tudo Para Brasileiros