Abril na Flórida: prepare-se para ver mais jacarés nas áreas urbanas

A Flórida, o estado americano conhecido por seu clima ameno, praias, grande número de brasileiros e parques da Disney, também é famosa por seus jacarés e crocodilos. Com uma vegetação predominante de pântanos, mangues, rios e lagos, a região oferece um habitat perfeito para esses répteis. Dos cerca de 5 milhões de jacarés-norte-americanos que habitam o sudeste dos Estados Unidos, 1,2 milhão estão na Flórida. Enquanto os crocodilos são mais raros e em número bem menor.

A convivência pacífica entre moradores e animais se deve em parte à familiaridade que as pessoas têm com sua presença e à adoção das recomendações das autoridades, como não oferecer alimentos e não se aproximar dessas criaturas. Ao longo dos últimos 70 anos, houve menos de 30 mortes registradas devido a ataques de jacarés na Flórida.

Em abril, começa a época de reprodução dos jacarés. Durante o ritual de namoro, eles ficam mais ativos e podem ser vistos mais próximos de áreas urbanas. O acasalamento ocorre em maio ou junho, e as fêmeas constroem um ninho, depositando cerca de 32 a 46 ovos no final de junho ou início de julho. A incubação dura de 63 a 68 dias, e os filhotes começam a nascer em setembro.

Apesar de serem muito parecidos, os jacarés e crocodilos pertencem a famílias diferentes, Crocodilidae e Alligatoridae, respectivamente. A principal diferença entre esses dois animais pode ser percebida em sua anatomia. Os jacarés têm um focinho em forma de U, mais largo e arredondado, enquanto os crocodilos possuem um focinho em forma de V, mais pontudo. O sul da Flórida é o único lugar onde o crocodilo-americano e o jacaré-americano convivem juntos na natureza, sendo que no Brasil não existem crocodilos.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas