Brasileira, filha de pedreiro e faxineira, é aprovada em 7 faculdades dos Estados Unidos e faz campanha para conseguir realizar o sonho

Nathalia Vitória Cursino dos Santos, uma jovem de 18 anos, filha de um pedreiro e uma faxineira, conseguiu uma grande conquista em sua vida acadêmica. Após estudar em escolas públicas durante toda a sua vida, Nathalia foi aprovada em sete faculdades dos Estados Unidos, realizando assim o seu sonho de estudar no exterior.

Nathalia, que é natural da cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, recebeu as aprovações das seguintes instituições de ensino: William Jewell College, University of Akron, Widener University, Saint Louis University, University of Kentucky, University of New Haven e Catholic University of America.

Durante o ensino médio, ela enfrentou os desafios impostos pela pandemia, que obrigou a adoção do ensino remoto durante a pior fase de contaminação pela Covid-19. Mesmo assim, Nathalia perseverou e concluiu seus estudos na escola municipal José Ezequiel de Souza, conciliando o ensino presencial e remoto.

Após concluir o ensino médio, a jovem iniciou uma jornada dupla, trabalhando durante o dia e estudando em casa durante seu tempo livre, por um ano, até se preparar e fazer as aplicações para as faculdades nos Estados Unidos.

Nathália reunida com sua família — Foto: Arquivo Pessoal

Ela relata que o processo de candidatura foi bastante diferente do que está acostumada no Brasil. Foi um período de autoconhecimento, em que teve que apresentar informações pessoais para as faculdades. Nathalia também precisou viajar para fazer algumas provas em cidades vizinhas, como São José dos Campos e Mogi das Cruzes. Mesmo diante das dificuldades financeiras, seus pais a acompanharam nessa jornada, mesmo que fosse algo que parecia impossível para eles, já que nunca haviam presenciado alguém próximo realizando tal feito.

Foram meses de ansiedade e estudo intenso, até que as múltiplas aprovações começaram a chegar, todas com algum percentual de bolsa. No entanto, a jovem teve que tomar a difícil decisão de escolher em qual faculdade estudar.

Nathalia explica que cada faculdade tem seus próprios critérios de avaliação, e todas as etapas do processo seletivo foram realizadas em inglês. Ela escolheu a William Jewell College com base em vários fatores, incluindo menor custo, maior percentual de bolsa e alto índice de aprovação.

A jovem planeja cursar filosofia ou relações internacionais na instituição localizada no estado de Missouri. Embora inicialmente tivesse interesse em engenharia civil, a oportunidade de bolsa que ela conquistou não incluía essa área. Agora, ela está entusiasmada com o programa da faculdade que escolheu e se vê apaixonada por filosofia e relações internacionais.

Apesar do frio na barriga diante da possibilidade de ir para um lugar desconhecido, com uma cultura e idioma diferentes, Nathalia não tem medo, pois sua maior motivação é dar orgulho aos pais e, quando se formar, proporcionar uma vida melhor para toda a família.

Seus pais têm dado todo o apoio possível, embora estejam apreensivos, já que nunca viram um filho sair nem mesmo da cidade, imaginem do país. No entanto, eles acreditam que a graduação no exterior abrirá muitas portas para o futuro de Nathalia e permitirá que ela retribua o esforço e o amor que receberam ao longo dos anos.

Apesar das conquistas e das bolsas recebidas, a jovem ainda enfrenta desafios financeiros. Devido à sua origem humilde, ela não tem condições de arcar com os custos de ir para os Estados Unidos, muito menos com as despesas da mensalidade, já que a bolsa que recebeu é parcial.

Filha de pedreiro e faxineira é aprovada em sete faculdades do Estados Unidos — Foto: Reprodução / Facebook

Para tentar alcançar seu sonho de estudar no exterior, Nathalia iniciou uma campanha online para arrecadar doações que a ajudem a se aproximar da realização desse objetivo. Ela explica que a última etapa para embarcar para os Estados Unidos é enviar documentos e comprovar que possui recursos financeiros para cobrir pelo menos um ano de estudos na faculdade, conforme exigido pela instituição.

O valor normal da mensalidade seria de 29 mil dólares, mas com a bolsa que recebeu, esse valor foi reduzido para entre 13 e 15 mil dólares por ano. A jovem está confiante de que, uma vez que estiver lá, será mais fácil pagar seus estudos, pois a faculdade oferece oportunidades de emprego no próprio campus para os alunos.

Nathalia não desiste facilmente e está determinada a alcançar seu objetivo. Mesmo que a arrecadação de fundos esteja progredindo lentamente, ela planeja gravar vídeos e espera obter muito engajamento para conseguir o valor necessário.

Ela considera essa uma longa jornada, na qual precisou do apoio de sua família, e vê a arrecadação de fundos como o último passo para conseguir embarcar para os Estados Unidos. Nathalia acredita que sua realização pessoal e profissional dependem disso, e ela está disposta a persistir para alcançar seu sonho de estudar no exterior.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas