Águia Americana é (finalmente) declarada oficialmente a Ave Nacional dos Estados Unidos

Após séculos como um dos símbolos mais emblemáticos dos Estados Unidos, a águia americana recebeu oficialmente o título de ave nacional. A designação veio por meio de um ato do Congresso, sancionado pelo presidente Joe Biden nesta semana, colocando fim a um longo período em que o pássaro era reconhecido apenas como o emblema nacional.

A águia americana (Haliaeetus leucocephalus) há muito tempo é um ícone nacional, estampando o centro do “Grande Selo” desde 1782, além de aparecer em moedas, selos postais e insígnias militares. Seu status como um símbolo de independência, força e liberdade transcendeu gerações, tornando-se parte da cultura americana em esportes, marcas de roupas e até em missões espaciais, como o famoso anúncio de Neil Armstrong: “A águia pousou”.

Com sua majestosa plumagem marrom e branca, olhos penetrantes e bico amarelo, a ave se junta ao bisão, declarado mamífero nacional em 2016, e ao carvalho, reconhecido como árvore nacional em 2004.

Declarada uma espécie ameaçada em 1967, a águia americana saiu da lista de espécies em risco em 2007. Atualmente, existem mais de 315 mil águias americanas nos Estados Unidos, com a maior concentração no Alasca.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas