Nevasca histórica e rara atinge Flórida, Texas e Louisiana

Uma raríssima nevasca de grandes proporções chegou nesta semana a estados do Sul dos Estados Unidos, como Flórida, Texas e Louisiana. Cidades, como Pensacola, no norte da Florida, conhecidas pelo clima quente, registraram recorde de neve nesta terça-feira (21).

O fenômeno está relacionado com um vórtice polar que se formou na América do Norte e levou um frio mais intenso aos EUA e ao Canadá neste inverno. As tempestades de neve preocupam especialmente em regiões pouco preparadas para lidar com o frio extremo.

Segundo um relatório do Serviço Meteorológico Nacional, regiões da Flórida devem registrar 7,5 cm de neve, podendo até superar o recorde do estado, de cerca de 10 cm de neve.

Partes de Panhandle, no norte da Flórida, ficaram cobertas de branco nesta terça. Tallahassee, capital da Flórida, viu neve pela última vez em 2018 — apenas 2,5 cm, de acordo com o serviço meteorológico. A maior queda de neve registrada em Tallahassee foi de 7 cm em 1958.

“Acredite ou não, no estado da Flórida estamos mobilizando tratores limpa-neve”, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis.

Texas

O serviço meteorológico disse que até 10 cm de neve caíram na região metropolitana de Houston. Autoridades de transporte do Texas disseram que mais de 20 tratores limpa-neves estavam em uso na cidade.

Vórtice polar

O frio congelante deve persistir no leste dos EUA, com várias temperaturas mínimas recordes até o meio da semana, especialmente na costa do Golfo do México e partes do Sudeste, disse o serviço meteorológico. As temperaturas devem voltar ao normal no final da semana.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas