Aeroporto de Orlando terá novo e moderno terminal. Duas companhias brasileiras foram selecionadas

O Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) é a porta de entrada para a próspera comunidade empresarial da Flórida Central, os parques temáticos como o Walt Disney World Resort, quilômetros de praias espetaculares e o Centro Espacial Kennedy da NASA.

E neste verão, vai inaugurar o Terminal C, projetado para suportar o crescente volume de passageiros e reforçar a reputação do aeroporto de excelência em satisfação do viajante.  Entre as companhias aéreas selecionadas estão as brasileiras Azul e a GOL e gigantes internacionais.

O Terminal C apresentará a próxima geração da “The Orlando Experience”. O terminal baseia-se na estética estabelecida do MCO, de ar, água e céu, para incluir um ambiente contínuo e funcional que oferece uma combinação emocionante de acessos, exibições de mídia interativa e arquitetura icônica.

Após a abertura, o Terminal C atenderá até 12 milhões de passageiros anualmente e contará com uma nova instalação do Serviço de Inspeção Federal (FIS), além de 15 novos portões (acomodando até 20 aeronaves), com diversas comodidades, incluindo um posto de enfermagem e áreas para animais de estimação.

Ainda em plena construção, o Terminal C poderá aumentar a capacidade do MCO para até 60 milhões de passageiros anualmente.

Elevando a “The Orlando Experience” com arquitetura icônica

Imagem: Aeroporto de Orlando

O Terminal C foi projetado para ser uma porta de entrada icônica para toda a região. Entre os elementos arquitetônicos característicos do terminal está o The Prow, que dá um tom animador na calçada, especialmente quando visto contra o céu teatral da Flórida.

A luz ambiente natural que fluirá do exterior por essa parede de vidro, bem como da espinha dorsal de luz natural do céu, ajudam a trazer a sensação de ar livre e guiam os passageiros para comodidades de classe mundial e para seu portão de embarque.

Todos os principais elementos do edifício serão alinhados ao longo do Boulevard, que levará os passageiros em uma jornada linear. O Boulevard será adornado com uma grande claraboia que introduz a luz do dia e alimenta folhagens exuberantes.

Os painéis de vidro colorido da Grand Skylight e a difusa luz do sol criam um efeito que lembra a luz que vem através dos laranjais históricos de Orlando.

O Boulevard também conectará os dois espaços cívicos exclusivos do Terminal C – Palm Court e Town Square – com a Estação de Trem do MCO (também conhecida como Intermodal Terminal Facility), que suporta até quatro sistemas ferroviários, incluindo o serviço intermunicipal da Brightline.

O Palm Court está localizado no lado ar, no término da claraboia do Boulevard. Como o maior dos espaços cívicos do Terminal C, este local vibrante contará com lojas, mídia experiencial, restaurantes, salões de socialização e relaxamento em uma atmosfera de jardim iluminada pelo dia.

O varejo de segundo andar e os clubes de companhias aéreas em loft foram projetados para destacar o Palm Court e seu elemento de mídia experiencial, que apresentará ambientes animados e interativos que incentivam o engajamento à medida que os viajantes passam.

Enquanto isso, a Town Square está localizada no lado terra, no término de um corredor elevado de chegadas internacionais. Este saguão de desembarque espaçoso e cheio de luz no nível mais alto do terminal fornecerá um forte contraste com as restituições de bagagens encontradas em tantos outros aeroportos. Está imbuído de uma sensação de acolhimento e abertura para melhorar a experiência internacional e doméstica dos passageiros.

Experiências edificantes: chegada e partida

Imagem: Aeroporto de Orlando

Com a ajuda da tecnologia de transporte de bagagem recentemente desenvolvida, o paradigma tradicional de chegadas no nível inferior e partidas no nível superior será revertido no Terminal C.

Os passageiros que chegam – geralmente de voos longos – serão direcionados para uma experiência única e edificante: o nível mais alto do terminal. Inundada pela luz solar filtrada da Flórida Central com vistas majestosas do ambiente natural local, essa experiência imediata e imersiva orientará os viajantes para Orlando e os Estados Unidos.

Os viajantes que partem terão uma experiência igualmente agradável com tudo, desde estacionamento intuitivo e áreas de desembarque até uma nova sala de emissão de passagens projetada para flexibilidade e equipada com quiosques e representantes de atendimento ao cliente. A segurança foi projetada para ser igualmente intuitiva, ordenada e responsiva.

Mídia interativa

Imagem: Aeroporto de Orlando

O Ambiente de Mídia Experiencial (EME) foi perfeitamente integrado à arquitetura do Terminal C. Todos os três recursos do EME servem para celebrar a identidade dinâmica da região e destacar para os visitantes os conhecidos e desconhecidos das atrações da grande Flórida Central.

– O Moment Vault, localizado no Palm Court, oferece aos passageiros que partem uma experiência surround imersiva de 360 ​​graus com telas de 2 mm formando um telão digital de 15K que usa tecnologia de captura digital e interatividade para colocar os viajantes diretamente nas cenas.

Os destaques incluem brincadeiras subaquáticas em nascentes de um azul profundo com um cardume de peixes bioluminescentes e uma excursão à superfície de Marte, onde as rochas vermelhas têm vida própria.

– O Windows on Orlando, localizado ao longo do saguão do lado ar, é uma tela de 32 metros de comprimento e 32 metros de altura composta por três telas panorâmicas adjacentes. Sequências selecionadas da Flórida Central foram filmadas no local em 12K.

Os destaques incluem um lançamento de foguete capturado do Edifício de Montagem de Veículos da NASA no Kennedy Space Center e um passeio à tarde sob céu aberto para reunir gado com vaqueiros no Deseret Ranch em St. Cloud.

– O Portal, que futuramente chegará à Town Square (o saguão de desembarque), tem três andares e é composto por 32 telas curvas personalizadas suspensas em uma estrutura helicoidal.

O conteúdo sincronizado é reproduzido em telas internas e externas, e contam uma história visual da transformação da Flórida Central de fontes naturais e fazendas até o início da Disney, o lançamento na exploração espacial e uma abundância de oportunidades de entretenimento.

Alta tecnologia, baixo toque

O crescimento de passageiros internacionais e domésticos no MCO será reforçado por uma experiência cada vez mais sem contato. Os pontos de contato ou interação ocorrem no check-in, segurança, concessões, embarque, alfândega e muito mais. Estes têm sido marcas registradas da experiência do passageiro. Dito isso, nas últimas décadas, os planejadores e projetistas de aeroportos ajudaram a diminuir o tempo gasto nos pontos de contato e, ao fazê-lo, tornaram a experiência do aeroporto mais eficiente e agradável.

O Terminal C foi projetado em uma configuração linear/píer, o que minimiza os tempos de trânsito para embarque de passageiros para uma média de 11 minutos. Além disso, o Terminal C envolverá uma variedade de dispositivos biométricos, incluindo:

– Filas de triagem 100% automatizadas no posto de controle da TSA; e

– 100% de reconhecimento facial em todos os 15 portões para chegadas e partidas internacionais.

Design sustentável

Uma longa lista de estratégias de projeto foi empregada para ajudar o Terminal C a ser o mais sustentável possível. As estratégias incluem a implantação de sistemas de irrigação e consumo de água reduzidos, iluminação responsiva e sistemas de controle de temperatura, painéis solares e adesivos não tóxicos e materiais naturais não pintados.

Juntas, essas e outras estratégias provavelmente apoiarão um prêmio de certificação LEED Silver ou Gold pelo US Green Building Council. Se premiado, o Terminal C será o primeiro campus de aeroporto LEED®v4 de qualquer nível no mundo.

Ao custo de US$ 2,8 bilhões, o Terminal C tem abertura prevista para o dia 19 de setembro de 2022.

Informações da Autoridade de Aviação da Grande Orlando

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas