Alerta de tempestade tropical emitido para a Flórida: sistema deve se transformar na Tempestade Tropical Imelda

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos emitiu um alerta de tempestade tropical para a costa leste da Flórida neste sábado (27), após a formação da Depressão Tropical Nove próximo às Bahamas, sistema que deve se intensificar e receber o nome de Tempestade Tropical Imelda ainda neste fim de semana.

O alerta vale da região entre os condados de Palm Beach/Martin até Flagler/Volusia, abrangendo toda a costa atlântica da Flórida Central, incluindo Volusia, Brevard, Indian River, St. Lucie e Martin.

Segundo o boletim das 11h, o centro da depressão está localizado a cerca de 185 km ao sul-sudoeste das Bahamas centrais, movendo-se a 9,6 km/h em direção ao noroeste, com ventos máximos sustentados de 56 km/h. A expectativa é que o sistema se torne uma tempestade tropical na noite de sábado e até mesmo um furacão entre segunda e terça-feira.

Impactos previstos para a Flórida
Apesar de a previsão de longo prazo não incluir a Flórida diretamente no cone de incerteza, o NHC e o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em Melbourne alertam que a proximidade do sistema trará ondas de até 4,5 metros em alto-mar e entre 1,8 e 2,4 metros na costa leste da Flórida já neste domingo. Há alto risco de correntes de retorno e de erosão de praias de leve a moderada, com emissão de alertas de mar agitado a partir de amanhã.

As bandas de chuva mais intensas ficarão sobre as Bahamas e o leste de Cuba, mas ainda existe incerteza sobre os impactos diretos de chuva e vento na Flórida. Os meteorologistas reforçam a importância de moradores e visitantes acompanharem os próximos boletins e revisarem seus planos de emergência.

Efeito Fujiwhara pode complicar a previsão
Outro fator que preocupa é a presença do furacão Humberto, que está no Atlântico. Os especialistas alertam para a possibilidade de uma interação entre os dois sistemas conhecida como efeito Fujiwhara, quando ciclones próximos podem girar em torno um do outro, dificultando a previsão das trajetórias.

Nas Bahamas, a situação já é crítica: são esperadas chuvas de até 20 cm (com picos de 40 cm em áreas isoladas), acompanhadas de risco de enchentes repentinas, deslizamentos em áreas montanhosas e maré de tempestade entre 30 e 90 cm acima do normal.

O NHC reforça: “Em toda a costa sudeste dos Estados Unidos, da Flórida até a Carolina do Norte, devem monitorar o progresso deste sistema”.

Ondas deste sistema, bem como do distante furacão Humberto, começarão a atingir as Bahamas e a Flórida neste fim de semana e se espalharão para o restante da costa dos EUA no início da próxima semana. As ondas podem trazer condições de ondas e correntes de retorno potencialmente fatais.

modelo – 2
Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas