O presidente do Estados Unidos, Joe Biden, e o ex-presidente Barack Obama, foram alguns dos líderes mundiais que lamentaram nas redes sociais a morte de Edson Arantes Nascimento, o Rei Pelé, o maior jogador de futebol do mundo nesta quinta-feira (29).
Pelé tinha 82 anos e estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.
Pelé jogou futebol nos Estados Unidos, no New York Cosmos, entre 1975 e 1977. Foi com a camisa do Cosmos, aliás, que o Rei se despediu oficialmente dos gramados. Foram 64 gols em 106 jogos pelo clube.
Biden e Obama homenagearam um dos maiores nomes da história do Brasil. Segundo dados do Itamaraty, aproximadamente 1,9 milhão de brasileiros, entre legais e ilegais, moram nos Estados Unidos.
Veja as homenagens:
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
“Para um esporte que une o mundo como nenhum outro, a ascensão de Pelé de origens humildes a lenda do futebol é uma história do que é possível. Hoje, os pensamentos de Jill e eu estão com sua família e todos aqueles que o amavam.”
Barack Obama , ex-presidente dos Estados Unidos
Barack Obama escolheu compartilhar uma foto que tirou ao lado de Pelé em 2019, quando esteve em São Paulo para participar de um evento de economia e negócios. Na ocasião, o ex-jogador entregou uma camisa da Seleção Brasileira autografada para o ex-presidente.
“Pelé foi um dos maiores que já jogou o belo jogo. E como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas. Nossos pensamentos estão com sua família e todos que o amavam e admiravam.”