Início

Brasileiro foi aos EUA como atleta e vira árbitro de basquete contratado pela NBA

Um brasileiro está prestes a alcançar um feito fantástico no mundo do basquete, ao se tornar árbitro na NBA, a principal liga de basquete do planeta. Ítalo Araújo, um jovem de 32 anos nascido no Piauí, mas criado em São Luís-MA, está vivendo o sonho de apitar partidas na terra do basquete.

O percurso de Ítalo é inspirador. Começou no mundo do basquete como jogador, com mais de 15 anos de dedicação em São Luís e depois em São Paulo. No entanto, a vida reservava um caminho inesperado. Foi contratado para ser árbitro pela NBA. Ele chegou aos Estados Unidos por meio de intercâmbio levado pelo basquete, uma reviravolta que surpreendeu a todos, inclusive a ele próprio.

“É um caminho que ninguém espera, nem eu esperava, fui atleta por mais de 15 anos em São Luís, depois São Paulo, depois Estados Unidos. Virei técnico, fui assistente técnico universitário por cinco anos e esbarrei em um árbitro e acabei virando um. Ele pegou minhas informações, eu peguei as informações dele. No início falei para ele que eu não queria ser árbitro, só que a Pandemia me fez escolher um caminho diferente e hoje é como se eu fosse um vício. Eu não consigo parar. É só isso que eu faço e graças a Deus eu consigo botar comida não só para mim, mas para minha família pela arbitragem”, disse.

A trajetória de Ítalo na arbitragem não se limita à NBA. Ele atuou em jogos de ligas de preparação para atletas e árbitros, como a D-League, e na principal liga feminina, a WNBA. No entanto, a grande expectativa agora é a oportunidade de apitar jogos da NBA na próxima temporada.

Compartilhe