Animal exótico escapou de propriedade privada e mobilizou autoridades da vida selvagem em St. Cloud, na Flórida Central
Um vídeo inusitado circulou nas redes sociais nesta semana e chamou a atenção dos moradores da região metropolitana de Orlando: um canguru foi flagrado pulando por uma rodovia movimentada em St. Cloud, cidade localizada no condado de Osceola, na Flórida Central.
O flagrante ocorreu na segunda-feira (5), quando a moradora Kaila Mullins gravou o momento em que o animal saltava pela Hickory Tree Road, via bastante movimentada da cidade. O vídeo mostra o canguru em plena liberdade até desaparecer em uma área de vegetação próxima.
Após diversas ligações de moradores assustados com a presença do animal exótico na rodovia, agentes da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC) foram acionados para localizar e capturar o canguru, identificado como “Hickory”.
Com o apoio de outro proprietário licenciado de cangurus, as autoridades localizaram o animal cerca de uma hora depois, escondido em uma área arborizada. Devido ao risco do tráfego intenso nas proximidades, o canguru foi imobilizado quimicamente por uma equipe formada por veterinários, voluntários e oficiais da vida selvagem.
O animal foi transferido para o Amazing Animals Wildlife Preserve, onde permanecerá até que a estrutura de seu tutor seja regularizada. O dono, um homem de 27 anos, responderá por manter o animal sem a licença exigida pelas autoridades da Flórida.
Segundo a FWC, cangurus são classificados como fauna silvestre de Classe III, sendo necessário um licenciamento específico para a sua criação em cativeiro. A legislação visa garantir a segurança pública e o bem-estar dos animais.