Cleide Klock, uma das jornalistas brasileiras mais respeitadas e com vasta experiência na cobertura de Hollywood, contou ao Tudo Para Brasileiros sobre sua vida nos Estados Unidos, suas entrevistas com grandes astros e os bastidores de Hollywood.
De Santa Catarina para o Mundo
Cleide Klock começou sua carreira internacional em 2009, movida por uma paixão por novas experiências e um desejo de melhorar seu inglês. “Eu vim para cá em 2009, primeiro para Nova Iorque, onde fiquei até 2011. Depois mudei para o Havaí e, desde 2015, estou em Los Angeles”, relata.
Sua mudança não foi motivada por uma designação específica de algum veículo de comunicação, mas sim por uma busca pessoal por crescimento e novas oportunidades. “Eu trabalhava na Globo de Santa Catarina e queria ter uma experiência internacional, melhorar o inglês.”
Em Nova Iorque, a jornalista começou a trabalhar como correspondente para a Deutsche Welle, cobrindo eventos na ONU e assuntos relacionados aos países de língua portuguesa. Além disso, iniciou colaborações com a Rádio França Internacional (RFI) e o SBT. “Desde 2010, colaboro para o SBT. Quando mudei para o Havaí, comecei a cobrir a costa oeste e, consequentemente, Hollywood”.
Uma carreira de sucesso em Hollywood
Ao longo de sua carreira, Cleide Klock realizou mais de mil entrevistas com celebridades e personalidades do cinema em Hollywood. “Não sei dizer se sou a que mais entrevistou, mas tenho muito orgulho do meu trabalho. Respeito todos os entrevistados igualmente, sejam grandes celebridades ou pessoas menos conhecidas,” afirma.
A jornalista destaca a emoção de encontrar ídolos de infância e compartilhar essas experiências com amigos e fãs. “É muito bacana encontrar nossos ídolos e dizer o quanto os filmes deles nos marcaram. Encontrar alguém que parecia tão distante na infância e agora está tão perto é uma sensação indescritível.”
Para a brasileira, cada entrevista é única, mas ela menciona encontros memoráveis com figuras como Tom Cruise e Jennifer Lopez, que entrevistou várias vezes. No entanto, ainda há nomes na lista dos sonhos. “Gostaria muito de entrevistar Martin Scorsese, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola. Diretores como George Miller e George Lucas também estão na minha lista.”
Trabalhos e Veículos de Comunicação
Atualmente, Cleide Klock trabalha para o SBT, mas sua carreira é marcada por colaborações com diversos veículos. “Já fiz matérias para o Saia Justa do GNT, produções para Record e Globo, além de ter sido correspondente do Terra e colaborar com UOL, Estadão, Globo e ESPN. Também colaborei durante dois anos para CNN Brasil,” explica. Mesmo com um contrato de prestação de serviços com o SBT, a jornalista mantém sua independência, permitindo que ela contribua com diversos meios de comunicação.
Desafios e recompensas de trabalhar em Hollywood
Trabalhar em Hollywood traz uma série de desafios, mas também muitas recompensas. Cleide Klock valoriza seu olhar brasileiro ao cobrir os Estados Unidos. “Nunca quis trabalhar para um veículo americano porque gosto de trazer minha perspectiva brasileira. Temos uma formação e uma cultura únicas que nos permitem entender e comunicar com o público brasileiro de uma forma especial.”
Ela também destaca a receptividade positiva que recebe ao dizer que é do Brasil, com muitos artistas elogiando o calor e a paixão dos fãs brasileiros. “Os artistas frequentemente mencionam o carinho do público brasileiro como algo único. Isso é muito gratificante.”
Os sonhos ainda não realizados
Mesmo após tantas conquistas, a jornalista ainda tem sonhos por realizar. Entre as personalidades que gostaria de entrevistar estão diretores icônicos como Martin Scorsese e Steven Spielberg. “Já entrevistei Spielberg no tapete vermelho, mas gostaria de uma conversa mais longa. O mesmo vale para George Lucas e Francis Ford Coppola,” revela. Além disso, Cleide Klock citou a estrela Meryl Streep e revelou que tem uma lista de artistas que ainda pretende entrevistar.
A Carreira
Refletindo sobre sua carreira, Cleide Klock se sente realizada e grata pelas oportunidades que teve. “É incrível pensar que estou aqui há 15 anos. Vim para ter uma experiência internacional e acabei construindo uma carreira sólida em Hollywood,” diz. Ela destaca a importância de manter um olhar autêntico e uma conexão com suas raízes brasileiras. “Pretendo nunca perder meu olhar de brasileira em terras estrangeiras. Apesar de estar há tanto tempo aqui, essas sempre serão terras estrangeiras para mim.”
Conectando o Brasil com Hollywood
Uma das grandes paixões da jornalista Cleide Klock é entrevistar brasileiros que fazem sucesso em Hollywood. “Gosto de mostrar o talento brasileiro e como ele é reconhecido aqui. É uma forma de conectar nossas culturas e mostrar a força do nosso país no cenário internacional,” conclui.