Dar Gorjeta nos EUA é quase uma obrigação. Entenda

Gorjeta no Brasil não é algo muito comum, mas no Estados Unidos é “quase uma obrigação”.

Essa é uma dica importante para quem visita os EUA pela primeira vez, saber que a gorjeta para os funcionários que servem é praticamente considerada uma obrigação compulsória no país, com exceção do atendimento em fast-food e balcão.

Entenda que os garçons e garçonetes contam com as gorjetas como parte significante dos rendimentos.

Esse é o motivo que os funcionários de restaurantes nos Estados Unidos costumam ser incrivelmente amigáveis e atenciosos com os clientes. Eles fazem por merecer a gratificação.

Em refeições na maioria dos restaurantes, em geral, é esperado que se some de 15 a 20% de gorjeta na conta, além das taxas. Oferecer um valor menor pode passar a impressão de que o atendimento foi inferior ou que a comida não ficou à altura de suas expectativas.

Preste atenção porque, às vezes, os restaurantes somam automaticamente a gratificação à conta — especialmente quando se está com um grupo grande.

Se você for a um bar, também dê gorjeta a quem estiver servindo. Ofereça alguns dólares ao pagar pela primeira rodada de bebidas para garantir o bom serviço ao longo da noite. Andar com notas de 1 dólar no bolso é uma boa dica.

E isso acontece não apenas em restaurantes. Em bares, no cabeleireiro, no hotel ou no táxi, o cliente presume que tem que deixar uma generosa “tip”, palavra que significa “gorjeta” em inglês.

Tudo Para Brasileiros

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas