De Rei das Malas a Rei dos Enxovais: a história do brasileiro que faz fortuna nos EUA vendendo itens para bebês

Há momentos únicos na jornada de uma empresa em que ela está exatamente na mesma distância de seu duro início e de seu futuro promissor. Uma espécie de meio da ponte. É onde se encontra a Marco Corporation, holding de mais de uma dúzia de marcas fundada e presidida nos Estados Unidos pelo brasileiro Richard Harary.

A ambição para chegar ao fim da ponte não é pequena. Na declaração de Visão da companhia, o objetivo é se tornar uma Fortune 500 — o restrito clube das maiores corporações americanas por faturamento. Hoje, a Marco tem receitas anuais de US$ 100 milhões. Será preciso multiplicar por 60 esse número para alcançar o sonho. Harary não se incomoda com o desafio e está convicto da fórmula. “Ter sempre o mesmo empenho que tínhamos ao começar”, afirmou.

O começo de sua trajetória seguiu de certa forma a de seu pai, o imigrante egípcio Samy Harary, que se mudou para o Brasil aos 18 anos. Era funcionário da Ford quando comprou uma máquina de fazer meias e a partir dela criou uma grande manufatura no segmento. Foi na mesma idade que o filho Richard se mudou, no meio da década de 1990, para estudar nos Estados Unidos. Logo depois, Richard abriu o primeiro negócio ao comprar, com US$ 7 mil, uma empresa de bagagens.

Em 1999, ele começou a anunciar suas malas no eBay, que existia havia poucos anos. A mudança do comércio físico para o digital permitiu também que ampliasse o portfólio. “Vendia de tudo, até peruca, mas sempre focado nas marcas mais fortes”, afirmou. Tornou-se um dos maiores vendedores do eBay nos EUA. Em 2007, Richard Harary notou uma lacuna no segmento de carrinhos de bebês. Surgia o embrião da MacroBaby, principal empresa da holding. Paralelamente, ele vivia o nascimento da primeira filha, Gabriella, e notou que também no mundo de enxovais havia poucas opções. Pronto. Em poucos anos a marca se tornou referência, conhecida como a Disneylândia dos produtos de bebês.

O Rei das Malas se tornou o Rei dos Enxovais. “Meu pulo do gato sempre foi ir atrás do cliente. E ele está nas maternidades”, afirmou Richard Harary. O empresário diz que pessoas do mundo todo costumam ir a Orlando fazer o enxoval dos filhos. Para quem partiu para os Estados Unidos interessado apenas em cursar psicologia na University of South Florida (USF), conquistar o sonho da Fortune 500 é somente questão de tempo e de continuar a jornada.


Fonte: Isto É Dinheiro

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas