Há momentos únicos na jornada de uma empresa em que ela está exatamente na mesma distância de seu duro início e de seu futuro promissor. Uma espécie de meio da ponte. É onde se encontra a Marco Corporation, holding de mais de uma dúzia de marcas fundada e presidida nos Estados Unidos pelo brasileiro Richard Harary.
A ambição para chegar ao fim da ponte não é pequena. Na declaração de Visão da companhia, o objetivo é se tornar uma Fortune 500 — o restrito clube das maiores corporações americanas por faturamento. Hoje, a Marco tem receitas anuais de US$ 100 milhões. Será preciso multiplicar por 60 esse número para alcançar o sonho. Harary não se incomoda com o desafio e está convicto da fórmula. “Ter sempre o mesmo empenho que tínhamos ao começar”, afirmou.
O começo de sua trajetória seguiu de certa forma a de seu pai, o imigrante egípcio Samy Harary, que se mudou para o Brasil aos 18 anos. Era funcionário da Ford quando comprou uma máquina de fazer meias e a partir dela criou uma grande manufatura no segmento. Foi na mesma idade que o filho Richard se mudou, no meio da década de 1990, para estudar nos Estados Unidos. Logo depois, Richard abriu o primeiro negócio ao comprar, com US$ 7 mil, uma empresa de bagagens.
Em 1999, ele começou a anunciar suas malas no eBay, que existia havia poucos anos. A mudança do comércio físico para o digital permitiu também que ampliasse o portfólio. “Vendia de tudo, até peruca, mas sempre focado nas marcas mais fortes”, afirmou. Tornou-se um dos maiores vendedores do eBay nos EUA. Em 2007, Richard Harary notou uma lacuna no segmento de carrinhos de bebês. Surgia o embrião da MacroBaby, principal empresa da holding. Paralelamente, ele vivia o nascimento da primeira filha, Gabriella, e notou que também no mundo de enxovais havia poucas opções. Pronto. Em poucos anos a marca se tornou referência, conhecida como a Disneylândia dos produtos de bebês.
O Rei das Malas se tornou o Rei dos Enxovais. “Meu pulo do gato sempre foi ir atrás do cliente. E ele está nas maternidades”, afirmou Richard Harary. O empresário diz que pessoas do mundo todo costumam ir a Orlando fazer o enxoval dos filhos. Para quem partiu para os Estados Unidos interessado apenas em cursar psicologia na University of South Florida (USF), conquistar o sonho da Fortune 500 é somente questão de tempo e de continuar a jornada.
Fonte: Isto É Dinheiro