Um vídeo que circula nas redes sociais afirmando que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cogitou novamente proibir voos do Brasil para os EUA é falso.
O conteúdo enganoso utiliza trechos de uma reportagem veiculada em maio de 2020, no início da pandemia de Covid-19, fora de contexto e sem mencionar a doença.
O que diz o vídeo falso
A legenda da publicação afirma: “EUA podem proibir entrada de brasileiro”. No vídeo, um trecho do “Jornal da Record” exibe o âncora declarando:
“O presidente Donald Trump disse hoje pela segunda vez que considera cancelar os voos do Brasil para os Estados Unidos.”
Em seguida, uma correspondente em Nova York acrescenta:
“O presidente [Trump] disse que o Brasil está enfrentando um momento muito complicado e ele não quer que os voos tragam para os Estados Unidos pessoas que possam contaminar a população.”
A verificação dos fatos
- O vídeo falso foi publicado no Instagram em 19 de janeiro de 2025.
- Usando a ferramenta Google Lens, foi possível identificar a origem do conteúdo: um trecho de uma reportagem exibida em 19 de maio de 2020 no Jornal da Record.
- Em 2020, Trump cogitou a suspensão dos voos devido ao agravamento da pandemia no Brasil. Quatro dias depois, foi publicado um decreto oficializando a proibição, válida a partir de 29 de maio de 2020.
Nenhuma evidência em 2025
Nenhum decreto assinado por Donald Trump em 20 de janeiro de 2025, dia de posse para o novo mandato, menciona qualquer proibição de voos entre Brasil e Estados Unidos.