Entenda os Tipos de Vistos Americano e qual a Melhor Opção para Você

O processo para tirar um visto para os Estados Unidos pode ser complexo e demorado, além disso, existem tipos de visto diferentes que necessitam de documentos e comprovações específicas. Pensando nisso, trouxemos uma explicação fácil sobre qual o tipo de visto ideal de acordo com a sua necessidade. 

Também é importante destacar que houve um aumento considerável na busca dos brasileiros pelo visto norte-americano. De acordo com dados do Governo dos Estados Unidos, até novembro de 2022 foram aprovados mais de 742 mil vistos, 22% a mais que em 2019. E a tendência é que esse número continue crescendo, já que em São Paulo a espera por essa autorização já ultrapassa 500 dias. 

Visto de visitante (B-1 / B-2)

Disponível para todos os visitantes que irão aos EUA para negócios ou lazer.

Os vistos de visitante de negócios B-1 são de curta duração e não devem envolver o emprego local. 

O B-1 é concedido para quem vai realizar negócios, participar de conferências ou de treinamentos de curta duração. Já o B-2 é para pessoas que querem visitar os EUA para férias, turismo, tratamentos médicos, participação em eventos ou visitar familiares e amigos. 

Visto de estudante (F-1 e M-1)

 Existem duas categorias para não imigrantes, F-1 para estudante acadêmico ou M-1 para estudante vocacional. Ambos são temporários e precisam cumprir diversos requisitos para serem aprovados.

Visto de trabalho (EB-1, EB-2 e EB-3)

Os vistos permanentes para trabalhadores imigrantes são divididos em 3 categorias. EB-1 é indicado para pessoas com habilidades extraordinárias em sua área de atuação como ciências, artes, educação, negócios e esportes, excelentes professores e pesquisadores ou ainda executivos de multinacionais, por exemplo.

EB-2 é para trabalhadores que exercem profissões que exigem um grau avançado de conhecimento e diploma de mestrado, doutorado ou bacharelado, com no mínimo 5 anos de experiência profissional. 

EB-3 é o visto para trabalhadores qualificados e que exige um mínimo de 2 anos de estudo ou experiência na função. Para os dois últimos é necessário que o pedido do visto esteja vinculado a uma oferta de emprego nos EUA.

Visto para Intercâmbio (J-1 e Q-1)

Pessoas que vão aos EUA em um programa de intercâmbio aprovado podem ser elegíveis para o J-1.

Esse tipo de visto abrange alunos, acadêmicos de curto prazo, recém-formados, professores, pesquisadores, especialistas, visitantes do governo, conselheiros de campo e au pairs.

Visto para Noiva(o) (K-1)

Um visto de noiva(o) ou visto K1 é indicado para noivo(a) de um cidadão americano, permitindo assim que a pessoa viaje para os EUA com o intuito de realizar o casamento e firmar moradia no país.

Filhos menores de 21 anos (K-2)

Filhos menores podem viajar acompanhados do pai ou da mãe em uma viagem aos Estados Unidos.

Eles também podem solicitar um visto permanente mais tarde, depois que o pai ou a mãe tenha entrado nos Estados Unidos, casado e a residência permanente tenha sido oficializada. Nesse caso, a entrada no processo de visto para filhos menores deverá ser feita em até um ano depois da data da entrevista ou quando o visto de noivo(a) do pai ou da mãe for emitido.

Para todos os tipos de vistos são necessários documentos e comprovações, por isso é importante se informar com antecedência e planejar para que todas as solicitações sejam feitas de forma correta e escolher o visto adequado. 

Texto: Rebeca Janes – Tudo Para Brasileiros

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas