Entenda por que a Dipirona é proibida nos Estados Unidos

Você certamente já tomou Neosaldina ou Novalgina, certo? Esses dois dos principais remédios para dor de cabeça e gripe no Brasil são proibidos nos Estados Unidos, porque contêm a substância chamada dipirona sódica. Nos Estados Unidos só é possível comprar remédios como Tylenol, que usam paracetamol como ingrediente ativo.

Para a FDA (Food and Drug Administration), a dipirona causa choques anafiláticos com mais frequência que seu concorrente.

A Food and Drug Administration (FDA), retirou a dipirona do mercado dos Estados Unidos em 1977, com base nos relatos de vários casos de doenças sanguíneas graves após a administração do medicamento, alguns dos quais resultaram em morte. Na época, a disponibilidade de medicamentos alternativos e eficazes (por exemplo, ácido acetilsalicílico e paracetamol) e a possibilidade do uso de métodos antitérmicos não farmacológicos (banho e compressas mornas) corroboraram para interrupção de sua comercialização.

O caso é polêmico, já que a dipirona foi criada na Alemanha (onde a venda é permitida) e o paracetamol é mais utilizado por empresas americanas.

Outros países europeus, como Portugal, Inglaterra, Suécia também proíbem a venda da Dipirona.

Tudo Para Brasileiros

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas