Início

Estados Unidos anunciam fim das Declarações de Emergência da Covid-19

Na segunda-feira, 30 de janeiro, foi anunciado pelo governo americano que as declarações de emergência da Covid-19 se encerrarão em 11 de maio de 2023, quase três anos depois que os Estados Unidos impuseram medidas abrangentes para conter a propagação da doença.

A emergência nacional da Covid-19 e a emergência de saúde pública (PHE, na sigla em inglês) foram implementadas em 2020 pela administração do então presidente Donald Trump. O presidente atual, Joe Biden, tem prorrogado repetidamente as medidas, previstas para expirar nos próximos meses.

O Gabinete de Orçamento e Gestão (OMB, na sigla em inglês) da Casa Branca disse em um comunicado que as declarações serão estendidas novamente até 11 de maio e serão encerradas após essa data. A Organização Mundial da Saúde, contudo, informou que mantém alerta máximo internacional para a disseminação da doença.

“Essa desaceleração se alinha aos compromissos anteriores do governo de avisar com pelo menos 60 dias de antecedência o término da PHE”, disse o OMB em comunicado.

O encerramento das medidas levará ao fim dos subsídios federais para tratamentos contra a Covid-19, seguros de saúde e outras ajudas governamentais relacionadas à pandemia. Também pode haver impacto na imigração já que as medidas de emergência permitem que qualquer estrangeiro ilegal interceptado na fronteira, incluindo potenciais requerentes de asilo, seja imediatamente expulso. Com o fim das medidas, esse ato torna-se ilegal e pode gerar um aumento no fluxo de imigrantes.

Texto: Rebeca Janes – Tudo Para Brasileiros

Compartilhe