EUA anunciam que quem tem ingresso da Copa do Mundo poderá “furar a fila” para entrevista do visto americano

O Governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 17, um novo sistema que dará prioridade no agendamento de entrevistas para visto de turista a estrangeiros que possuírem ingressos oficiais da Copa do Mundo da FIFA 2026. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump, acompanhado do presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante um evento oficial em Washington.

Segundo o Governo, o novo sistema — chamado FIFA PASS — tem como objetivo agilizar o fluxo de torcedores estrangeiros que pretendem viajar para acompanhar o Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. A prioridade será aplicada apenas ao agendamento da entrevista, e não garante aprovação do visto.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reforçou que o ingresso agiliza o atendimento, mas não substitui os critérios normais de elegibilidade. “Os Estados Unidos estão oferecendo agendamentos prioritários para que os torcedores da Copa do Mundo concluem suas entrevistas de visto e comprovem que atendem aos requisitos. O torneio está chegando, então agora é a hora de se inscrever.”

Ele também destacou que o ingresso não é um visto e não garante entrada automática no país. “Seu ingresso não é um visto. Ele não garante entrada nos EUA.”

O sistema ainda está sendo implementado gradualmente pelos consulados ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Os detalhes operacionais, como datas e regras por país, serão divulgados nas próximas semanas, segundo o Departamento de Estado.

O Mundial de 2026 será o primeiro com 48 seleções, distribuídas em 12 grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados, avançam para a fase eliminatória.

A Copa será disputada entre 11 de junho e 18 de julho de 2026, com a maior parte das partidas acontecendo nos Estados Unidos. O sorteio dos grupos está marcado para 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, às 14h (horário de Brasília).

A fase de grupos terá 72 jogos, disputados em todas as sedes. Os mata-matas começam em 28 de junho e seguem por diversas cidades até as quartas de final, quando todas as partidas passam a ser realizadas exclusivamente em território americano.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas