A espera para tirar o visto americano tem crescido cada vez mais nos últimos meses, atingindo 500 dias entre a abertura do processo e a entrevista no consulado dos Estados Unidos em São Paulo. Porém, algumas medidas têm sido adotadas para diminuir a espera de quem precisa renovar a autorização de entrada no país.
O Governo dos EUA decidiu manter a autorização para que consulados e embaixadas dispensem a realização da entrevista presencial para a renovação de alguns tipos de vistos até 31 de dezembro de 2023.
Essa medida já havia sido adotada no ano passado para reduzir o tempo de espera de brasileiros não-imigrantes na obtenção da autorização. A demora no processo de concessão do visto americano é resultado do fechamento de consulados e embaixadas durante o período da pandemia, sobrecarregando os serviços de entrevistas presenciais.
A entrevista presencial será dispensada nas seguintes situações: em qualquer renovação de visto (incluindo a autorização dada para viagens a negócio e turismo (B1/B2), se a autorização anterior não estiver vencida há mais de 48 meses; para quem fizer o primeiro pedido ou renovação do visto H-2, para estrangeiros que irão aos EUA para trabalhos temporários e sazonais; para quem solicitar os três tipos de visto de estudo e intercâmbio (F, M e J); e para os vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q (de trabalho, estágio e atletas); nos dois últimos casos, não pode haver registro anterior de entrada negada ao país.
Porém, o processo de dispensa da entrevista não é automático. A decisão cabe aos funcionários consulares, que poderão exigir a realização do procedimento mesmo nos casos elegíveis de isenção. O viajante que já tem visto americano válido ou tem um visto que expirou nos últimos 48 meses é elegível a renovar o documento sem uma entrevista. Os solicitantes com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos também podem pedir o visto sem entrevista, segundo o site do consulado.
No processo de emissão do visto, todo solicitante precisa responder a um formulário, chamado de DS-160, que tem centenas de perguntas, incluindo questões sobre o prazo e a emissão do visto antigo, motivo da ida, entre outros pontos. A depender das respostas, os funcionários do consulado vão avaliar se é necessária a realização da entrevista ou não.
Texto: Rebeca Janes – Tudo Para Brasileiros