O brasileiro André Weissheimer, graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2002, assumiu neste ano o cargo de diretor clínico do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia da renomada Universidade Harvard, localizada em Boston, Estados Unidos, onde também é professor.
A trajetória de André até essa posição de destaque foi marcada por muito trabalho árduo e dedicação, como destacaram seus antigos professores no Brasil. O Diretor expressou sua profunda gratidão à UFSC, que desempenhou um papel crucial em sua formação e no alcance de sua atual posição na Universidade Harvard.
Sua paixão pela ortodontia começou desde cedo, durante a graduação na UFSC, onde foi inspirado pelos professores da disciplina a dedicar-se intensamente a essa especialidade. A ortodontia é um campo da odontologia que visa prevenir e corrigir desalinhamentos dentários.
André expressou sua gratidão à faculdade e seus antigos professores de ortodontia, destacando a importância deles em sua jornada. Ele mencionou com carinho os nomes dos professores Anor Locks, Roberto Rocha, Gerson Ribeiro, Luciane Menezes, Carla Derech, Daltro Ritter e Márcio Cardoso, lembrando como foram fundamentais em seu crescimento profissional.
O ex-aluno enfatizou que o diferencial da UFSC está na formação abrangente e de qualidade que oferece aos estudantes. Durante seu período na universidade, André participou de um projeto de extensão no Núcleo de Atendimento a Pacientes com Deformidades Faciais (NAPADF), uma experiência que foi fundamental para seu aprendizado. Ele aprendeu a tratar casos complexos com técnicas avançadas e a importância de dedicar-se ao bem-estar dos pacientes, além de destacar o impacto positivo que os tratamentos realizados no NAPADF tiveram na vida de muitas pessoas.
Para alcançar o sucesso que possui hoje, André investiu muito em estudos e demonstrou grande determinação. Ele é diplomado pelo American Board of Orthodontics e membro da Edward H. Angle Society of Orthodontics. Além disso, em 2015, teve a oportunidade de fazer um doutorado sanduíche em Los Angeles, em uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a University of Southern California (USC). Nessa época, sua estadia foi estendida para contribuir com o desenvolvimento de uma empresa de tecnologia e inovação em ortodontia chamada InBrace.
O sucesso do professor André é comprovado por mais de 40 publicações, capítulos de livros e patentes aprovadas desde então. Sua história exemplar serve como inspiração para outros estudantes e profissionais da área, mostrando como uma formação sólida e dedicação podem abrir portas para oportunidades extraordinárias.