Na última sexta-feira, 20 de janeiro, o tempo de espera para agendar a entrevista para a primeira emissão do visto norte-americano no Consulado em São Paulo chegou a 511 dias.
Então, se precisa solicitar ou renovar o visto norte-americano, vale prestar atenção nos prazos e se programar com antecedência.
Desde o final de dezembro, esse tempo aumentou um pouco e segue sendo o maior do país, porém até no escritório de Porto Alegre, que tem o menor tempo de espera, com 301 dias, a espera continua sendo grande.
O tempo de agendamento começou a aumentar após a pandemia da Covid-19, já que em alguns períodos, os EUA deixaram de emitir autorizações de entrada não emergenciais para estrangeiros. E mesmo com o aumento de dias e extensão do horário de atendimento, a demanda está alta.
Um ponto importante é que, se você já tiver um visto, o prazo para renovação foi ampliado para 48 meses. Nesse caso, se o visto estiver vencido há menos de 4 anos, a fila é de 43 dias e não é necessária outra entrevista.
A entrega dos documentos deve ser agendada no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) e a devolução pode demorar algumas semanas.
Apesar de hoje o tempo de espera estar bem longo, os números podem mudar e existe a possibilidade de adiantar as datas de entrevistas, devido a cancelamentos de outros viajantes. Além disso, em casos emergenciais (como morte de parentes imediatos e tratamento médico) é possível pedir a antecipação da entrevista.
Então, se você pretende viajar ou se mudar para os Estados Unidos, mesmo que a longo prazo, é muito importante planejar com muita antecedência para conseguir solicitar ou renovar seu visto com calma e evitar problemas no futuro.