A talentosa cineasta brasileira Gabriela Ono, de 28 anos, está brilhando em Hollywood, nos Estados Unidos. Sua notável conquista veio na forma da indicação de seu documentário “My Transparent Life” para o prestigiado Emmy 2023, um dos quatro grandes prêmios do entretenimento norte-americano, ao lado do Oscar, Grammy e Tony.
A produção de Gabriela Ono está competindo na categoria de Melhor Especial de Documentário ou Não-Ficção. Para a jovem cineasta, esse momento é repleto de satisfação e orgulho. Ela compartilha: “Estou feliz e cada vez mais certa da minha escolha profissional”.
Desde pequena Gabriela nutriu uma paixão pela arte de contar histórias e começou a criar seus próprios filmes aos 11 anos, enquanto morava com sua família em Santos, no litoral de São Paulo.
No Ensino Médio, a determinação de Gabriela a levou a aprimorar seus conhecimentos, começando a realizar projetos escolares que envolviam a captação de imagens e vídeos. Ela relembra: “Eu sonhava em estudar nos Estados Unidos, onde o cinema atingia seu ápice, mas ainda não tinha encontrado o caminho para realizar esse sonho. Fiz cursos básicos, mas nunca conseguia atingir a pontuação necessária para ser aceita”.
Contudo, a cineasta persistiu em sua busca e, em 2015, prestou vestibular para uma faculdade em São Paulo. Durante seu tempo lá, a instituição estabeleceu uma parceria com a New York Film Academy, uma escola de cinema nos Estados Unidos, que oferecia descontos aos estudantes. Gabriela não hesitou e, após uma estadia de 30 dias nos EUA, ela voltou ao Brasil com a certeza de que Hollywood seria o seu destino.
Em 2017, Gabriela cursou um mestrado em produção de televisão e desenvolveu o curta-metragem “Once Upon a Costume”, que foi indicado para o prestigioso prêmio BAFTA Student Film, conferindo-lhe destaque no mercado. Ela garantiu uma posição em uma produtora de vídeo em Hollywood, percebendo que esse prêmio a posicionou como uma talentosa ascendente na indústria do cinema.
Em 2022, Gabriela Ono lançou o documentário “My Transparent Life”, que foi indicado para o Emmy. Ela revela que o documentário narra a jornada de duas pessoas transgênero no início de suas transições em Los Angeles. O filme mergulha nas experiências dessas personagens, explorando os altos e baixos de suas relações com familiares e amigos, além dos desafios emocionais e físicos que enfrentam.
Com um futuro repleto de sonhos, Gabriela compartilha seu próximo objetivo. Após conquistar seu espaço na indústria cinematográfica, ela almeja levar a cultura brasileira ao mundo. Ela expressa: “Quero trazer os temas e a riqueza do Brasil para os Estados Unidos e apresentar nossa diversidade a outros países por meio do cinema. “Temos uma história rica, e compartilhar essas narrativas aqui será algo maravilhoso”.