Gorjeta nos EUA: Quanto e quando dar “tips”?

Quando o brasileiro viaja ao exterior percebe uma diferença significativa no atendimento ao cliente em relação ao Brasil. Nos EUA, especialmente, o hábito de dar gorjeta é comum em hotéis, restaurantes, lanchonetes, boates, bares, e muito mais.

As gorjetas, também conhecidas como “Tips”, tornaram-se um costume devido ao excelente atendimento oferecido em praticamente todos os estabelecimentos. É uma via de mão dupla: o cliente paga a gorjeta porque reconhece o bom atendimento recebido, e o garçom se empenha em oferecer um serviço de qualidade para receber a gorjeta.

Então, antes de embarcar, que tal entender mais sobre quando e quanto dar?

Gorjeta nos EUA

No Brasil as pessoas estão acostumadas com a taxa de 10% sobre o valor total da conta em bares, restaurantes, boates, hotéis, etc. Porém, nos Estados Unidos, essa prática não é comum. Pelo contrário, são raros os estabelecimentos que incluem essa taxa no valor final da nota fiscal.

No entanto, isso não significa que você não precisa pagar a gorjeta, ok?

É aí que entram as “tips”, como é chamada a gorjeta nos EUA. Para os funcionários dessas empresas, a gorjeta é fundamental para complementar o salário baixo que recebem. Isso motiva-os a se esforçarem para que reconheçamos o valor do seu atendimento, em troca de generosas gorjetas.

Como funciona a gorjeta nos EUA?

Já sabemos que os estabelecimentos não incluem nenhuma taxa de serviço na conta, certo? Normalmente, em restaurantes, os garçons esperam uma gorjeta equivalente a 20% do valor da conta, caso você tenha sido muito bem atendido. Portanto, considerando que eles se esforçarão para oferecer um ótimo atendimento, você pode calcular cerca de 15% de gorjeta para o garçom, que é o valor mais comum.

Enquanto os brasileiros consideram exagerado pagar 10% pelo serviço de atendimento, nos EUA essa é a gorjeta por um serviço ruim. Oferecer ao garçom 10% do valor pago na conta indica que você não ficou satisfeito com o atendimento.

Bares

Nos bares, existem outras “regras” aplicadas às gorjetas nos EUA. Um barman espera receber pelo menos 1 dólar por cada bebida que você pedir para ele buscar.

Táxi

Os taxistas americanos parecem ter influenciado os brasileiros nesse aspecto. Além do valor da corrida, os motoristas esperam receber entre 10% e 15% de gorjeta sobre o valor total. Já os motoboys americanos esperam receber até 2 dólares pela entrega.

Hotéis

Nos hotéis mais comuns nos Estados Unidos, as camareiras recebem entre 2 e 4 dólares por cada dia de hospedagem dos turistas. Já os carregadores de malas, aqueles que vemos muito em filmes de comédia esfregando o polegar e o indicador, cobram 2 dólares por cada mala carregada ou 5 dólares pelo carrinho.

“Keep the change” (“Fique com o troco”)

Mas se você pedir para que levem suas malas até o quarto, dê mais 5 dólares e ganhe um amigo para o resto da viagem. A gorjeta de 2 dólares também é comum para os manobristas na entrega das chaves.

Barbearias e Cabeleireiros

Nas barbearias e cabeleireiros americanos, é comum os clientes deixarem de 10% a 15% do valor cobrado como gorjeta.

Conclusão

Ao chegar nos Estados Unidos, lembre-se de que as gorjetas são muito importantes para a qualidade do atendimento que você recebeu. Se você seguir essas dicas, certamente se sentirá encantado com a qualidade do serviço, a simpatia e a cordialidade dos americanos.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas