Como já falamos algumas vezes por aqui, a comunidade brasileira nos Estados Unidos é enorme e cresce a cada dia. Muitos brasileiros se juntam para celebrar a cultura e fortalecer os empreendimentos de outros brasileiros, como ocorre na Expo Brazil.
Outro evento de destaque, que une e homenageia brasileiros que vivem nos EUA, é o Notable Brazilian Awards, realizado pela BCHF (Brazilian Community Heritage Foundation) há mais de 10 anos, idealizado por Edirson Paiva, da Brazilian Times.
A primeira exposição da História da Comunidade ocorreu em Novembro de 2009, durante o Baile de Gala & Jantar, quando a existência da comunidade foi oficializada.
De acordo com o site do evento, “foram mostrados, dentro do que foi possível, vários quadros com fotos e textos sobre aproximadamente 20 brasileiros considerados de destaque histórico dentro da comunidade. Alguns dos Estados de Nova York e New Jersey, mas a maioria do estado de Massachusetts.” O site também explica que “o estado de Massachusetts por ser o estado onde se originou a BCHF, fica assim privilegiado quanto ao desempenho da entidade”.
A princípio, a história da comunidade foi contada através de pesquisas de nomes de brasileiros com mais de uma década de vivência nos Estados Unidos, que tenham contribuído para o desenvolvimento da comunidade. São eles líderes políticos, educacionais, esportivos, sociais, culturais, religiosos ou até mesmo acadêmicos e científicos, conta o site.
O BCHF foi idealizado por Edirson Paiva e tem como missão “relatar com imparcialidade os fatos que de uma maneira ou de outra, se sobressairão e sobre os demais fatos, merecem uma atenção maior do público.”
Atualmente, todos os anos, ocorre a entrega do Notable Brazilian Awards, que reconhece e homenageia brasileiros destaque na comunidade. Na edição de 2022 foram mais de 200 indicados, que após avaliação da comissão, passaram por voto popular. A premiação deste ano ocorre em setembro na Cidade de New York e as votações estão abertas até o dia 20 de abril. Para conhecer mais sobre o evento e a organização, acesse o site da comunidade.