Início

Novo membro do Orlando Magic é inspiração para jogadores, comissão técnica e torcida

Magic contratou Chris Nikic, primeira pessoa com síndrome de Down a terminar um triatlo Ironman

Nesta quinta-feira, 23, o Orlando Magic anunciou seu mais novo reforço para NBA, Chris Nikic, que em 2020, se tornou a primeira pessoa com síndrome de Down a completar um triatlo Ironman. 

Ele se esforçou todos os dias enquanto se preparava para aquela corrida. Ele manteve seus princípios e nunca perdeu de vista seus objetivos. Essa mentalidade continua a elevá-lo a alturas incríveis e está inspirando muitos, incluindo o Orlando Magic.

O Orlando Magic decidiu fazer com que Nikic, morador de Orlando, fã de longa data do Magic e atleta patrocinado pela AdventHealth for Children, fizesse parte de sua equipe, assinando com ele um contrato de agente livre. 

O jogador de 23 anos não apenas será capaz de torcer por seu time favorito como membro do time, mas também servirá como um grande exemplo do que pode ser feito com muito trabalho, determinação e perseverança. 

“Eu acho que é oficial. Faça mágica!” disse Nikic sorrindo de orelha a orelha enquanto segurava sua camisa do Magic. “É sobre a mentalidade. Trata-se de resistência mental… Trata-se de alcançar o que é possível.”

Nikic completou o triatlo Ironman Florida 2020 em 16 horas, 46 minutos e 9 segundos – nadando 2,4 milhas; andar de bicicleta 112 milhas; e correr uma maratona, 26,22 milhas, ganhando o reconhecimento do Guinness World Records. Seu tempo limite foi 14 minutos mais rápido que o tempo limite para a qualificação. 

Por essa conquista, Nikic recebeu o Prêmio Jimmy V de Perseverança como parte do ESPY Awards de 2021. Além disso, ele ganhou o ESPY de Melhor Atleta com Deficiência em Esportes Masculinos.

Em outubro de 2022, completou mais um Ironman – desta vez no Mundial de Kona, no Havaí, onde bateu o recorde anterior com o tempo de 16 horas e 31 minutos. No início deste mês (março de 2023), ele correu uma maratona em Tóquio, Japão. Ele também tem outras corridas em outras cidades ao redor do mundo. 

Seus novos companheiros de equipe no Orlando Magic, bem como o presidente de operações de basquete Jeff Weltman e o técnico Jamahl Mosley, estão entusiasmados em tê-lo na equipe.

“Sua história é inspiradora”, disse Weltman, do Centro de Treinamento AdventHealth, onde ocorreu a assinatura e onde Nikic foi apresentado a toda a equipe. “Adoro que, por meio de nossa parceria com a AdventHealth, possamos trazê-lo aqui e colocá-lo na frente da equipe e fazer com que eles se conectem com ele. Ele levanta todo mundo. É ótimo tê-lo aqui”, completou o presidente de operações.

O técnico Mosley deu alguns rebotes para Nikic quando ele disparou em uma das quadras do AdventHealth Training Center, mas, como se viu, Nikic tem um arremesso canhoto suave e consistente, então tudo que Mosley realmente precisava fazer era apenas continuar “alimentando a mão quente”. 

“Ele fez cinco seguidas na linha de lance livre (e depois) chamou Paolo (Banchero) para jogar um contra um. Eu pensei que era um boa” disse Mosley, tão emocionado com todas as realizações e mentalidade de Nikic. “É tão bom ter Chris como parte da equipe… Acho ótimo porque ele entrou com um nível de confiança imediata. Você tem que amar isso, sabendo que ele se orgulha de quem ele é e do que ele fez. Eu acho que é tão fantástico para os nossos caras serem capazes de ver isso.”

Apenas aprender sobre a história de Nikic e tudo o que ele já conquistou em uma idade tão jovem deu a Markelle Fultz, atleta do Orlando Magic, um combustível extra enquanto sua jornada inspiradora na NBA continua. 

“Acho que isso apenas mostra que a vida é sobre o que você faz dela. Entender que todo mundo passa por coisas, mas você sempre pode seguir em frente e encontrar uma maneira de se divertir e aproveitar a vida. Ver alguém tão feliz, que realizou tanto e tão confiante passando por sua vida a cada dia, é definitivamente uma motivação para eu continuar”, completou Markelle Fultz.

Compartilhe