SeaWorld Orlando celebra marco histórico com o resgate do 1.000º peixe-boi

O SeaWorld Orlando atingiu um marco significativo em seus quase 50 anos de compromisso com a conservação da vida marinha ao realizar o 1.000º resgate de peixe-boi. O feito reforça o papel essencial do parque na proteção dessa espécie ameaçada, com iniciativas que envolvem resgate, reabilitação e reintegração dos animais à natureza.

Desde 1976, o SeaWorld Orlando mantém uma das três únicas instalações de tratamento intensivo para peixes-boi dos Estados Unidos, equipada com piscinas com temperatura controlada, avançados instrumentos de diagnóstico e uma equipe dedicada de veterinários. A maioria dos animais atendidos é vítima de colisões com barcos, emaranhamentos ou estresse provocado pelo frio.

Parceiros pela vida marinha

A atuação do parque é feita em colaboração com a Manatee Rescue & Rehabilitation Partnership, reunindo órgãos federais, estaduais e organizações sem fins lucrativos. Só em 2024, o SeaWorld resgatou 61 peixes-boi e devolveu com sucesso 38 deles à natureza.

Dois dos atuais pacientes em reabilitação são um filhote órfão resgatado no Condado de Brevard, e um peixe-boi adulto ferido por uma hélice de barco, encontrado em um canal de drenagem na Carolina do Norte.

A história de Reckless e Churro

O marco também remete à emocionante recuperação de Reckless e Churro, mãe e filha resgatadas em 2022. Reckless sofreu um grave acidente com um barco, e sua filhote, Churro, tinha apenas alguns dias de vida. Após 20 meses de tratamento intensivo, 12 procedimentos médicos e mais de 17 mil horas de cuidado especializado, ambas foram libertadas com sucesso.

Reconhecimento internacional

“Atingir 1.000 resgates de peixes-boi é uma conquista incrível e reflete as décadas de dedicação de nossa equipe de resgate especializada”, celebrou o Dr. Joseph Gaspard, vice-presidente de operações zoológicas do SeaWorld Orlando.

Terri Calleson, líder de recuperação de peixes-boi da Flórida pelo US Fish and Wildlife Service, destacou: “O SeaWorld consistentemente vai além, frequentemente cuidando de mais de 40 peixes-boi ao mesmo tempo e liderando resgates fora da Flórida. Seus esforços são vitais para garantir o futuro desta espécie.”

Compromisso contínuo

O SeaWorld incentiva o público a participar dos esforços de conservação, permanecendo atento ao navegar, reportando animais em perigo e compartilhando informações sobre os peixes-boi. A meta, segundo o parque, é continuar salvando vidas e educando o público sobre esses “gigantes gentis”, cuja preservação depende de ações coletivas.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas