A tempestade tropical Erin se formou no Atlântico tropical leste na manhã desta segunda-feira (11) e, segundo a National Hurricane Center (NHC), pode se transformar em um grande furacão até o fim de semana. Até o momento, de acordo com a NHC, é muito cedo para determinar se haverá qualquer impacto na Flórida.
De acordo com a atualização das 17h, o centro de Erin estava a cerca de 690 km a oeste-noroeste das Ilhas de Cabo Verde e 3.470 km a leste das Ilhas de Sotavento, no norte do Caribe. A tempestade se desloca para oeste a 34 km/h, com ventos máximos sustentados de 72 km/h.
A previsão do NHC indica que o sistema passará por um fortalecimento gradual nos próximos dias, podendo alcançar intensidade de furacão de categoria 1 entre a noite de quarta-feira (14) e a manhã de quinta-feira (15), com ventos sustentados de 128 km/h. No fim de semana, Erin poderá atingir categoria 3, com ventos de 185 km/h e rajadas de até 225 km/h, permanecendo sobre o Atlântico.
O cone de incerteza mostra uma ampla faixa de possibilidades para a trajetória. O Serviço Nacional de Meteorologia em Melbourne, na Flórida, reforça que é muito cedo para determinar se haverá qualquer impacto no estado. Meteorologistas recomendam que os moradores aproveitem este período para revisar seus planos de preparação, já que estamos no auge da temporada de furacões, que vai de meados de agosto a outubro.
Modelos meteorológicos atuais indicam que a tempestade deve se deslocar para o norte antes de se aproximar do território continental dos Estados Unidos, mas especialistas lembram que padrões podem mudar nos próximos dias.
A temporada de furacões no Atlântico segue até 30 de novembro, e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) prevê de 13 a 18 tempestades nomeadas em 2025, das quais até 9 podem se tornar furacões, incluindo 2 a 5 de grande intensidade.

Tropical Storm Erin formed this morning just west of the Cabo Verde Islands, and it is forecast to be a major hurricane by Saturday. Cabo Verde-type hurricanes are those Atlantic basin tropical cyclones that develop into tropical storms fairly close of the Cabo Verde Islands, pic.twitter.com/fuCfz2t3ph
— NHC_TAFB (@NHC_TAFB) August 11, 2025