Entre janeiro e maio de 2022, foram emitidos 345.660 vistos pela Embaixada e pelos consulados dos Estados Unidos no Brasil.
Apesar da emissão recorde, a fila de espera ainda continua grande e pode passar de um ano. O tempo de espera pelo visto americano, no Brasil, varia conforme o consulado, e aumentou em função da pandemia da Covid-19.
O tempo de espera para conseguir entrevista no Consulado dos Estados Unidos, em São Paulo, é de 365 dias. Na prática, o interessado terá de esperar um ano para saber se seu pedido será aprovado ou não.
O período aumenta nos Consulados de Porto Alegre, para 381 dias; em Brasília, a espera chega a 399 dias; e, no do Rio de Janeiro, o período sobe para 484 dias. Em Recife, a espera chega a 282 dias.
Como tirar o visto americano
Segundo o Consulado Americano, o passo-a-passo para a solicitação de visto de não-imigrante é geralmente o mesmo para 1º visto ou renovação e pode ser conferido no site da embaixada.
O interessado precisa marcar dois agendamentos: o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado.
É importante fazer a solicitação da categoria de visto correta, baseada no motivo da viagem aos Estados Unidos. No site da Embaixada também há explicação sobre todas as categorias de vistos.
O interessado precisa preencher um formulário de solicitação de visto online e imprimir a página de confirmação (com código de barras) para cada solicitante. Depois é preciso pagar a taxa e marcar o agendamento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). As taxas variam entre US$ 160 e US$ 265 e podem ser pagas via boleto ou cartão de crédito.
Feito isso, o interessado precisa comparecer ao agendamento e participar da entrevista de visto no consulado. Após essa etapa, se o visto for aprovado, o solicitante recebe um e-mail quando estiver pronto.
Não é preciso esperar o visto expirar para solicitar a renovação. “O que havia, antigamente, era a obrigatoriedade de o passaporte ter, no mínimo, seis meses de validade. Mas isso não é mais válido para o Brasil (outros países ainda têm isso)”, diz, por nota, o Consulado dos Estados Unidos.
LEIA MAIS:
Fonte: Infomoney