Você viu? Nuvens de arco-íris surgem no céu de Orlando e encantam moradores e turistas

Se não bastassem os parques temáticos e todas as atrações que Orlando tem para oferecer, quem olhou para o céu da Cidade no final do dia da última terça-feira, 29, pode ter sido surpreendido por um espetáculo raro: nuvens com tons de arco-íris no topo de grandes formações. Várias pessoas divulgaram registros do fenômeno que chamou a atenção após as chuvas e tempestades que atingiram a região.

Essas belas nuvens coloridas têm nome e explicação científica! São chamadas de Pileus Iridescentes, e se formam quando dois tipos diferentes de nuvens interagem sob o ângulo certo da luz solar, criando um efeito de prisma que revela as cores do espectro — como se um arco-íris flutuasse no alto do céu.

Como se formam?
A nuvem “pileus”, que parece uma capa lisa e arredondada, se forma sobre uma nuvem do tipo “cumulus”, aquela com aparência fofa. Quando a luz do sol incide no ângulo certo sobre a pileus, a luz é refratada (desviada) por pequenas gotículas de água ou cristais de gelo com tamanho uniforme, produzindo o brilho iridescente.

O resultado? Um show natural de cores que pode variar entre tons suaves de rosa, verde, azul e amarelo, bem parecido com o reflexo de uma bolha de sabão sob o sol.

É raro?
Ver nuvens pileus não é tão incomum, mas flagrar o efeito iridescente é mais raro. Além da formação específica, é necessário que a luz solar esteja na posição ideal para que o fenômeno seja visível — geralmente no início da manhã ou no fim da tarde.

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas